Google, Facebook, LinkedIn e Twitter lançam WebScaleSQL, uma versão personalizada do MySQL para grandes bases de dados

Facebook, Google, LinkedIn e Twitter anunciaram hoje o WebScaleSQL, um projeto colaborativo que une os engenheiros ds empresas para resolver os desafios de trabalhar com grandes bases de dados. Como o próprio nome sugere, WebScaleSQL é uma versão personalizada do MySQL para empresas da Web de grande escala.
As quatro gigantes irão compartilhar um conjunto comum de alterações do MySQL, que ficará disponível em código aberto. O projeto incluirá contribuições de equipes de engenharia do próprio MySQL e, como será aberto, outros que tiverem recursos para personalizar o MySQL serão capazes de juntar-se aos esforços e contribuir também.
Em seu blog, o Facebook revelou o que os engenheiros envolvidos no WebScaleSQL alteraram até agora para ajudar no desenvolvimento do novo projeto:

  • Um framework automatizado que, para cada alteração proposta, executa e publica os resultados do sistema embutido de testes MySOL (mtr).
  • Um novo conjunto completo de “stress tests” e um sistema protótipo de testes de desempenho automatizado.
  • Várias alterações nos testes já realizados no MySQL, e na estrutura de códigos existentes para evitar problemas onde mudanças seguras de códigos antigos já haviam causado falhas em testes ou conflitos desnecessários. Estas alterações tornam mais fácil trabalhar no código e ajudaram a começar a criar o WebScaleSQL.
  • Diversas alterações para melhorar a performance do WebScaleSQL, incluindo melhorias de buffer pool flushing, otimizações para certos tipos de consultas, apoio para a política NUMA e muito mais.
  • Novos recursos que fazem o WebScaleSQL operar com mais facilidade em escala web de verdade, como o super_read_only e a possibilidade de especificar milissegundos para client timeouts.

A rede social também revelou no que sua própria equipe WebScaleSQL está trabalhando atualmente, incluindo um cliente MySQL assíncrono, de modo que não há necessidade de conectar, enviar ou recuperar enquanto você consulta o MySQL. A equipe também adicionou seu mecanismo lógico de leitura antecipada para melhorias de velocidade de até 10x ao fazer busca completa de tabela.

WebScaleSQL no GITHUB

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Google, Facebook, LinkedIn e Twitter lançam WebScaleSQL, uma versão personalizada do MySQL para grandes bases de dados, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *